O pterígio é uma doença ocular bastante perceptível, em que há a formação de um espessamento vascularizado da conjuntiva (parte branca do olho) que se estende do ângulo interno do olho em direção à córnea.
A doença é o resultado de fatores genéticos associados ao calor e à incidência de raios ultravioleta. Geralmente, costuma atingir pessoas que lidam com o sol todos os dias, como trabalhadores rurais e pescadores.
O pterígio deixa os olhos mais sensíveis e irritados devido ao tecido carnoso que envolve a conjuntiva. Se não for retirado logo, essa formação carnosa poderá encobrir a área pupilar provando déficit visual significativo, que pode perdurar mesmo após uma cirurgia futura.
Sintomas
No início do processo da doença, o pterígio não gera sintomas. No entanto, pode haver sinais de olho seco (como queimação, comichão ou sensação de que o olho está sendo rasgado)
À medida que a doença progride, a lesão aumenta de tamanho e se torna mais evidente a olho nu, podendo causar sintomas visuais devido ao astigmatismo induzido ou invasão direta no eixo visual.
Tratamento
O tratamento do pterígio nas formas iniciais é com colírios lubrificantes para o alívio dos sintomas, porém, a cirurgia é a única maneira de remover esse espessamento da conjuntiva.