Uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode provocar miopia em crianças

Uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode provocar miopia em crianças

O número de pessoas com miopia em todo o mundo tem aumentado nos últimos anos, principalmente entre as crianças. Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, há mais de 80 milhões de crianças míopes no mundo. Uma razão para isso é o uso excessivo de aparelhos eletrônicos. Esta é a conclusão de um estudo feito por pesquisadores e clínicos do Instituto dos Olhos USC, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.

A tendência moderna é que as crianças usem cada vez mais aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e videogame. Por isso, é necessário que os pais prestem muita atenção e tomem os cuidados necessários com o uso.

Ficar em frente ao computador ou da televisão durante muitas horas acaba diminuindo também o tempo ao ar livre. Segundo a pesquisa, a falta de luz solar ao ficar tanto tempo em ambientes fechados também é um fator de risco para o aumento de casos de miopia.

No Brasil, outro estudo conduzido pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, chegou a mesma resposta. Ao analisar 360 crianças de 6 a 9 anos, a pesquisa mostrou que a miopia pode estar relacionada ao grande esforço visual para perto imposto por horas em frente às telas eletrônicas.

Sintomas da miopia em crianças

A miopia pode ter causa genética ou ambiental. Trata-se de um problema ocular em que a pessoa consegue ver perfeitamente os objetos de perto, mas as coisas mais afastadas aparecem desfocadas. Quando as crianças têm miopia, elas costumam ter dores de cabeça, baixo desempenho escolar e têm mania de franzir os olhos para enxergar.

Dicas para cuidar dos olhos ao usar aparelhos eletrônicos

1. Limitar o uso dos aparelhos a duas horas diárias para crianças entre 2 e 12 anos de idade.
2. Colocar o brilho das telas no mínimo ou usar um filtro de tela fosco.
3. Descansar a vista a cada 20 minutos olhando para um ponto distante.
4. Manter uma distância mínima dos smartphones e tablets de 40 centímetros.
5. Já a distância do monitor do computador deve ser cerca de 70 centímetros.
6. Revisar a vista das crianças desde o primeiro ano de idade.