Por Shinzato Oftalmologia
Você enxerga de longe perfeitamente? Se a resposta é não, é bom ler este artigo até o final para que possamos esclarecer as dúvidas sobre a miopia, que é uma doença caracterizada pelo crescimento além do normal do globo ocular.
No Brasil atualmente 20 milhões de pessoas possuem miopia. Ela causa um distúrbio de refração que faz com que os raios luminosos formem o foco antes da retina, causando uma sensação de embaçamento e falta de foco.
Em alguns casos, os primeiros sintomas podem aparecer ainda na infância. Mais um motivo para levar as crianças ao oftalmologista antes da idade escolar. O problema pode ser corrigido com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa, que corrigem o erro de refração causado pela miopia fazendo com que as imagens sejam focadas na retina.
Há também a chamada alta miopia, que é quando essa patologia avança além dos seis graus e precisa de acompanhamento oftalmológico mais frequente.
A alta miopia tem sido muito discutida por especialistas da área de oftalmologia. Isso porque uma projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que em 2050 haverá 950 milhões de alto míopes, correspondendo a 10% de todas as pessoas do planeta.
Os graus de miopia são medidos em dioptrias onde quanto maior for o grau da miopia, também maior será sua dificuldade em enxergar de longe. A miopia ligeira é quando atinge até 3 dioptrias, enquanto que a moderada fica entre 3 e 6 dioptrias e a alta, com mais de 6 dioptrias.
A cirurgia a laser é uma ótima opção para corrigir o erro de refração em pacientes que encontram-se com o grau de miopia estabilizado, descartando o uso de lentes corretoras ou óculos.
Mas você não precisa [e nem deve] aguardar o problema se agravar para procurar o oftalmologista. É no consultório médico do oftalmologista que serão realizados os mais diversos exames para diagnosticar a miopia. São eles: teste de refração, acuidade visual, exame de retina, visão das cores, pressão e movimentos oculares, entre outros.
Com os exames e as visitas em seu oftalmologista, quem ganha é sempre o paciente. Visão nítida é essencial para a sua qualidade de vida e bem-estar. Fique atento aos sintomas e agende sua consulta de rotina.