Você sabia que os olhos também podem desenvolver câncer? A condição atinge entre quatro a seis indivíduos em um grupo de milhão a cada ano. O melanoma de coroide é um tumor maligno com origem nas células que produzem a pigmentação da íris, na região onde fica a camada vascular do globo ocular.
A doença geralmente afeta um dos olhos e tem como fatores de risco cor branca, olhos claros, idade avançada, pintas que sofrem transformação maligna (Nevus da Coróide) e melanocitose óculo-dermal (pigmentação anormal do olho).
Como identificar os sinais
Em alguns casos o melanoma de coroide não manifesta sintomas, porém em outras pessoas o tumor pode levar a defeitos no campo visual, sensibilidade à luz e dor no globo ocular.
Diagnóstico
O mapeamento de retina, realizado por meio de equipamentos especiais, é um dos principais exames que permitem diagnosticar o câncer de olho. Além disso, a ultrassonografia do globo ocular e exames como angiofluoresceinografia (análise da vascularização intraocular) e ressonância nuclear magnética podem ser necessários para o diagnóstico definitivo da doença.
Tratamento
O tratamento contra o câncer de olho consiste no controle da lesão tumoral e irá depender da localização e tamanho do tumor, além da idade e saúde geral do paciente.
Além disso, o paciente precisará ser acompanhado por um oncologista, já que esse tipo de câncer pode levar à metástase.