Já ouviu falar em celulite ocular? Causada por infecções bacterianas, a doença afeta as estruturas internas e externas do olho levando a sintomas parecidos com os da conjuntivite, como inchaço da pálpebra, vermelhidão, visão turva e até febre.
A celulite ocular apresenta duas formas de manifestação: celulite orbitária, quando atinge a parte de dentro do olho, podendo levar à perda da visão; e celulite pré-septal, quando afeta a região ocular externa, próximo à pálpebra. Essa última forma é mais comum e atinge principalmente as crianças.
Causas
Geralmente, a origem da celulite ocular está associada a infecções que atingem os seios da face, como rinite e sinusite. Em alguns casos, até mesmo picadas de insetos e feridas (quando não há higiene adequada do local) podem levar ao desenvolvimento dessa condição.
Diagnóstico
O diagnóstico da celulite ocular envolve desde a realização de exames básicos de oftalmologia e até amostras de secreção nasal e exames de sangue. No caso da celulite orbitária, o quanto antes for diagnosticada, menor será o risco de perda da visão.
Tratamento
O tratamento de ambos os tipos de celulite ocular é realizado com antibióticos. Nos casos mais graves, pode haver a necessidade de intervenção cirúrgica. Caso apresente os sintomas, procure um oftalmologista.