Estudo recente realizado pela Millward Brown Brasil e NetQuest revelou que o brasileiro gasta mais de três horas por dia de frente para o celular. Entre os jovens, a média é ainda maior: quatro horas.
O uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode provocar irritação nos olhos, coceira (sensação de areia nos olhos) e secura na região ocular, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
No entanto, a pergunta que não quer calar é: como hoje em dia a gente pode usar e abusar de toda a tecnologia e facilidade dos celulares e computadores sem cansar e prejudicar a saúde visual? Com algumas dicas simples – que precisam ser incorporadas à sua rotina diária, seja em casa ou mesmo no trabalho para surtir efeito -, é possível minimizar os efeitos negativos da luz do celular e do computador nos olhos.
O segredo está em não parar de usar os equipamentos eletrônicos, mas saber administrar para não sofrer as consequências com o surgimento de doenças oculares. Veja como mudar certos hábitos e não sofrer mais com vista cansada ou olhos vermelhos ou, ainda, dores de cabeça causadas pelo esforço visual.
Ajuste a iluminação do ambiente
Sempre prefira a luz natural, em vez da artificial, pois ela vai cansar bem menos os seus olhos. Para estudar, ler ou trabalhar, procure sentar-se próximo de janelas ou varandas que permitam acesso à luz natural. O correto é se posicionar de forma a receber a luz natural pela lateral.
Sentar-se de frente ou de costas para a fonte de iluminação fará com que a luz reflita na tela, o que vai exigir que você tenha que forçar a vista para enxergar melhor e fazer a leitura. Por isso, é tão importante ajustar a posição da fonte de luz. Caso ela seja artificial e venha de cima, está tudo ok. Mas, que tal procurar uma janela e aproveitar a luz natural?
Estimule a visão periférica
Quando você está no celular ou no computador repara no que está acontecendo ao seu redor? Se a resposta for negativa, tente mudar isso o quanto antes. Isso porque esse tipo de comportamento sobrecarrega a sua visão central. E aqui o objetivo é estimular cada vez mais a sua visão lateral ou periférica. A dica é continuar lendo, mas prestar atenção no que está acontecendo ao seu redor.
Faça pausas
Não prolongue a permanência em frente ao computador ou celular. A recomendação é que a cada uma hora no computador ou celular, você realize uma parada de cinco minutos.
Aproveite esse tempinho para beber água, ir ao banheiro, tomar um café ou suco. Mas, você pode dizer: “Vou ficar menos tempo em frente ao computador ou celular para aprender, estudar ou trabalhar”. Sim, isso é verdade. Porém, a eficiência das atividades vai melhorar e, com ela, a sua produtividade e concentração serão maximizadas.
Para se lembrar das pausas de cinco minutos de hora em hora, vale desde ativar o alarme do celular para tocar até colocar recadinhos na mesa de trabalho ou estudo. Também lembre se respirar fundo, pois os olhos precisam de muito oxigênio para funcionar da maneira correta.