Conjuntivite: conheça as causas e como se prevenir

Olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de areia ou de ciscos nos olhos são sintomas típicos da conjuntivite, uma inflamação da conjuntiva do olho, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras.
Existem três tipos principais de conjuntivite: viral, bacteriana e alérgica. As duas primeiras são muito contagiosas e geralmente causam ardor, vermelhidão e secreção nos olhos. Podem ser transmitidas pelo contato direto com as mãos, secreção ou objetos contaminados.
Já a conjuntivite do tipo alérgica surge a partir de reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc) e não é contagiosa. Na primavera, esse tipo de conjuntivite costuma sugir devido à alta quantidade de pólen no ar.

Tratamento da conjuntivite
O tratamento da conjuntivite varia de acordo com o tipo de inflamação. Para as conjuntivites virais não existem medicamentos específicos. A inflamação costuma durar cerca de duas semanas e desaparecer por conta própria.
Com relação ao tratamento da conjuntivite bacteriana, o oftalmologista poderá indicar colírios antibióticos. Já o tratamento da conjuntivite alérgica inclui a aplicação de compressas geladas nos olhos e o uso de colírios anti-alérgicos e lágrimas artificiais.

Veja como se prevenir

– Lave as mãos com frequência;
– Evite tocar e coçar os olhos;
– No trabalho ou na escola, por exemplo, use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos ao invés de toalhas de tecido;
– Não compartilhe o uso de produtos de beleza, como esponjas, rímel e delineadores