Diagnóstico de hipertensão e diabetes aumenta risco de glaucoma

Diagnóstico de hipertensão e diabetes aumenta risco de glaucoma

Estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e publicado na revista americana Ophthalmology, alerta que o diagnóstico de presença de pressão alta e diabetes constitui em um maior risco de desenvolvimento de glaucoma, doença caracterizada pelo aumento da pressão intraocular.

De acordo com os pesquisadores, o diagnóstico de diabetes tipo 2 aumenta o risco de glaucoma em 35%. E quando há hipertensão arterial, a chance é maior em 17%. Mas, quando ambas condições estão presentes, a probabilidade de desenvolver glaucoma é de 48%. Vale lembrar que a relação das doenças com o glaucoma ainda está sendo estudada.

A conclusão desse importante estudo foi baseada em dados de mais de 2 milhões de pessoas, com 40 anos ou mais. A pesquisa analisou como as possíveis associações entre os vários componentes da síndrome metabólica – um conjunto de condições que inclui obesidade, hipertensão, diabetes e colesterol alto e triglicérides elevados (hiperlipidemia) – afetava a saúde da população norte-americana.

Além de concluir que o diabetes tipo 2 e a hipertensão aumentam o risco de desenvolvimento do glaucoma de ângulo aberto, os pesquisadores descobriram também que a hiperlipidemia reduz em 5% o risco de desenvolver a doença. Apesar dessa boa notícia, ainda é necessário avaliação detalhada para saber se é a hiperlipidemia em si, os medicamentos usados para tratar a condição, ou ambos, que ocasionam a redução do risco de glaucoma.