Medir a pressão intraocular ajuda a prevenir o glaucoma – O glaucoma é uma doença que atinge os olhos e acontece quando a pressão intraocular se eleva. De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença afeta cerca de 1 milhão de pessoas, sendo a principal causa de cegueira em todo o mundo.
O olho é preenchido com um líquido chamado de humor aquoso, que fica localizado entre a córnea e a íris. Esse líquido é formado de 98% de água e 2% de sais, sendo produzido de forma contínua e eliminado pelo organismo regularmente. Quando há um aumento da quantidade dessa substância, a pressão intraocular se eleva. Essa elevação prejudica o nervo óptico, pois bloqueia a circulação do humor aquoso. Essa condição é chamada de glaucoma e pode causar cegueira irreversível.
O que uma pessoa com glaucoma sente?
Na verdade, o glaucoma não causa nenhum sintoma até que haja comprometimento da visão. Em alguns casos, a pessoa pode apresentar dor de cabeça, sensibilidade à luz, náuseas, olhos vermelhos e lacrimejantes. Mas, todos esses sintomas podem indicar outros problemas de saúde, o que atrasa ainda mais o diagnóstico. E quando se fala de glaucoma, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a perda da visão.
Fatores de Risco
Algumas condições de saúde aumentam as chances de desenvolver o glaucoma, como diabetes, pressão alta e miopia maior que seis graus. Além disso, a idade e o histórico familiar devem ser levados em consideração como situações de risco.
Se você é afrodescendente, atenção! O risco de ter glaucoma é quatro vezes maior nessa população. Isso porque o formato da córnea é ligeiramente mais fino quando comparado a de pessoas de outras etnias.
Diagnóstico e Tratamento
A consulta anual com um oftalmologista é fundamental para prevenir o glaucoma e outras doenças oculares. O exame para medir a pressão intraocular é simples, rápido e indolor e deve ser feito por todas as pessoas a partir dos 35 anos de idade, ou antes, nos casos em que há fatores de risco associados. O tratamento pode variar, de acordo com cada paciente.
É possível prevenir?
Sim, alguns fatores de risco são controláveis, ou seja, adotar um estilo de vida saudável pode ajudar a evitar o desenvolvimento do diabetes e da pressão alta, por exemplo. Além disso, lembre-se da consulta anual com seu oftalmologista.