Obesidade é fator de risco para glaucoma

Estar acima do peso ou mesmo obeso pode influenciar diretamente na qualidade da sua saúde visual e predispor ao glaucoma, que é a doença apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a maior causa de cegueira irreversível. Um dado preocupante é que, segundo informações do Ministério da Saúde, 53,8%, ou seja, mais da metade dos brasileiros, está acima do peso e 30 milhões são obesos.
O glaucoma atinge mais de dois milhões de pessoas no Brasil e cerca de 60 milhões no mundo. Em 90% dos casos, a doença caracteriza-se pelo aumento da pressão intraocular, que danifica de forma progressiva o nervo óptico e causa perda definitiva do campo visual. Em outros 10%, a pressão se mantém normal, até 21,5 mmHg, mas alterações metabólicas provocam os mesmos danos à visão que a pressão intraocular alta.

A obesidade pode induzir a muitas doenças sistêmicas como, por exemplo, a hipertensão arterial, diabetes, apneia do sono, neurite óptica, esclerose múltipla e, por isso, predispõe ao glaucoma, cujo maior desafio é ser diagnosticado de forma precoce. Mais da metade dos brasileiros só descobrem a doença em estágio avançado, pois o glaucoma vai roubando a visão sem apresentar sintomas.

Biomarcadores nos exames de sangue e fundo de olho podem prevenir riscos.
Recentemente pesquisadores identificaram biomarcadores que podem sinalizar a iminência do glaucoma antes de a doença aparecer. Um desses biomarcadores está no plasma e com um exame de sangue é possível identificar risco de hipertensão arterial, diabetes e glaucoma antes dessas doenças aparecerem. Significa que o glaucoma pode ser prevenido por exames de sangue periódicos nos grupos de risco: maiores de 40 anos, obesos, negros e quem tem familiares com glaucoma.

Outros estudiosos descobriram, ainda, que uma camada de células da retina sofre alterações antes dos primeiros sinais de glaucoma. Por isso, é recomendado que os grupos de risco façam anualmente uma OCT (Tomografia de Coerência Óptica), que examina todas as camadas de células da retina, pois como se sabe as células do fundo do olho são irrecuperáveis.