Presbiopia: como superar a vista cansada

A presbiopia, ou vista cansada, é um tipo comum de transtorno da visão que ocorre à medida em que envelhecemos. A presbiopia é caracterizada pela incapacidade de focar as imagens de perto, sendo um problema associado à refração no olho.

A condição ocorre quando o olho não consegue focar a luz diretamente na retina devido ao endurecimento da lente natural. O envelhecimento também afeta as fibras musculares ao redor da lente, tornando mais difícil o foco nos objetos próximos. A lente ineficaz faz com que a luz se concentre atrás da retina, causando uma visão fraca de objetos próximos.

Quando você é mais jovem, a lente do olho é macia e flexível, permitindo que os músculos de dentro do olho remodelem facilmente a lente para se concentrar em objetos próximos e distantes.

Quem pode desenvolver presbiopia?

A partir dos 35 anos qualquer pessoa experimenta alguma perda no poder de focalização de objetos próximos, no entanto, algumas pessoas notarão essa dificuldade mais do que outras.

Sinais e sintomas

Alguns dos sinais e sintomas da presbiopia incluem:

– Dificuldade para ler letras pequenas
– Ter que manter o material de leitura mais longe do que a distância do braço
– Dores de cabeça

Como a presbiopia é diagnosticada?

A presbiopia pode ser diagnosticada durante um exame detalhado do olho dilatado.

Tratamento

Óculos específicos e cirurgia a laser são formas eficazes de solucionar a presbiopia. A escolha da técnica vai depender de fatores como estilo de vida, profissão, etc. Mas, é importante lembrar que somente o oftalmologista poderá avaliar e indicar o melhor tratamento.

Se você tem notado qualquer alteração de visão, visite um especialista.