Saúde Ocular: é preciso mudar seus hábitos

Saúde Ocular: é preciso mudar seus hábitos

Por Shinzato Oftalmologia

O conforto e a qualidade de visão dependem muito de hábitos saudáveis que podem melhorar a saúde de nossos olhos. Em julho, celebramos o Dia da Saúde Ocular para reforçar nossa atenção a um dos principais sentidos do ser humano.

Um estudo divulgado pela Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, ligada à OMS, apontou que no Brasil uma pessoa com mais de 80 anos aumenta em até 30% o risco de ficar cega. Outro dado que merece atenção é que mais de 100 mil crianças do nosso país possuem algum tipo de deficiência visual.

A saúde dos nossos olhos começa com uma alimentação balanceada e reforçada com o consumo de cenoura, linhaça, mamão, ovos, carnes e o azeite de oliva se mostrou eficaz para prevenir o surgimento de doenças oculares.

“A saúde dos olhos, como outras especialidades, não pode ser deixada para depois. Nas consultas, o oftalmologista vai avaliar a qualidade da visão, grau dos óculos, verificar a pressão da retina e a intraocular e fazer diversos exames”, explicou o oftalmologista da Shinzato Oftalmologia, Flávio Shinzato.

Dr. Flavio Shinzato - Diretor da Clínica Shinzato Oftalmologia

Dr. Flavio Shinzato – Diretor da Shinzato Oftalmologia

Neste tempo frio e mais seco, os cuidados devem ser redobrados. Não leve as mãos sujas aos olhos para impedir a irritação e evite lugares com ventiladores ou ar condicionado, porque podem causar ardência e vermelhidão. “O ideal é sempre lavar os olhos para mantê-los úmidos e também higienizados”, recomendou Flavio.

Os raios solares também podem agredir a saúde dos olhos. E a melhor proteção são óculos que protegem contra os raios ultravioletas e infravermelhos. Não usar óculos escuros de qualidade pode causar doenças como catarata e a degeneração macular.

Além de todos esses cuidados, é sempre importante visitar um profissional de oftalmologia regularmente.