Tatuagem para disfarçar olheiras faz sucesso, mas oferece riscos

Uma técnica para disfarçar as olheiras tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. Trata-se de uma tatuagem que utiliza tinta com tom semelhante ao da pele, criando um efeito homogêneo no local.

A prática, no entanto, tem sido alvo de críticas de médicos, que apontam os riscos para a saúde dermatológica e ocular de quem se submete a tal procedimento.
Os especialistas alertam que a região abaixo dos olhos é muito delicada e fina, além de ser um local com muitos vasos sanguíneos e estruturas nervosas. Por isso, o uso indevido de agulhas, sem precisão cirúrgica e com aplicação de substâncias permanentes, pode provocar sérios danos, entre eles a cegueira.
Os prejuízos também colocam a pele em risco, causando possíveis complicações como a alteração permanente da coloração sem atingir o tom original, a mudança gradual da tonalidade, ocorrência de infecções e alergia à substância aplicada. Além disso, a técnica pode inviabilizar futuras tentativas de correção com laser.
É importante salientar que a região dos olhos tem um potencial grande de absorção, exigindo cuidado redobrado quando se utiliza creme ou cosméticos, produtos que podem causar alergias em contato com os olhos.

Confira alguns outros riscos da utilização de agulhas perto dos olhos:

– Algumas pessoas podem ter hipersensibilidade a agulhas, o que pode levar a quadros de mal-estar, reações desfavoráveis e desmaios;
– Pode ocorrer o aparecimento de manchas roxas ainda piores na região;
– Em razão das muitas terminações nervosas, pode haver pequenos sangramentos.
Além disso, é fundamental que as pessoas que submetem a qualquer tipo de tatuagem, verifiquem se o procedimento será feito com agulhas descartáveis, evitando a transmissão de doenças.