Úlcera de córnea: você sabe o que é?

A úlcera da córnea se caracteriza por uma ferida aberta na córnea e é resultado de uma infecção que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e protozoários, além de condições como a síndrome do olho seco e lesões nos olhos. Caso não seja tratada adequadamente pode levar à perda da visão.

A seguir conheça as principais causas de úlceras de córnea existentes:
Infecções bacterianas. São comuns em usuários de lentes de contato, especialmente entre aqueles que usam lentes por períodos prolongados.

Infecções virais. O vírus que causa infecções e doenças como o herpes e a varíola também pode provocar a úlcera de córnea. Esses ataques são desencadeados principalmente pelo estresse, sistema imunológico enfraquecido ou exposição à luz solar.

Infeções fúngicas. O uso inadequado de lentes de contato ou colírio ocular pode levar a infecções fúngicas, o que, por sua vez, pode causar úlceras de córnea. Além disso, uma lesão da córnea provocada pelo contato com folhas ou plantas pode levar à queratite fúngica.

Infecções por parasitas (Acanthamoeba). Acanthamoeba é uma ameba microscópica, unicelular, que pode causar infecção humana. Esse tipo de ameba pode ser encontrada em água doce e no solo. Quando ela entra nos olhos, pode causar uma infecção, principalmente entre os usuários de lentes de contato.

Outras causas de úlceras de córnea incluem:

Ferimentos ou queimaduras na córnea causadas por lesões no olho. Arranhões e cortes podem gerar infecções por bactérias e levar a uma úlcera. Essas lesões podem ocorrer depois de arranhões provocados por unhas, pincéis de maquiagem, galhos de árvores, etc.

As queimaduras causadas por substâncias químicas corrosivas encontradas no local de trabalho e em casa também podem causar úlceras na córnea.

Síndrome do olho seco. Esse distúrbio pode deixar o olho sem a proteção adequada, levando ao surgimento da úlcera.

Paralisia de Bell e outros distúrbios das pálpebras que impedem a função adequada das pálpebras. Podem tornar os olhos mais suscetíveis à úlcera de córnea.

Sintomas

– Vermelhidão
– Dor
– Sensação de ter algo dentro do olho
– Visão embaçada
– Sensibilidade à luz
– Inchaço das pálpebras
– Um ponto branco no olho que pode ser visto ao se olhar no espelho
– Ao perceber qualquer um desses sintomas, procure um oftalmologista imediatamente. As úlceras de córnea podem danificar gravemente a visão e levar à cegueira se não forem tratadas.

Tratamento

O tratamento da úlcera de córnea depende da causa e do agente causador específico, porém, em geral, inclui uma associação de colírios e outras medicações.

Prevenção

Medidas simples podem ajudar a prevenir a condição:

– Mantenha hábitos regulares de higienização das lentes de contato;
– Não durma com as lentes de contato;
– Sempre lave as mãos antes de manusear as lentes de contato;
– Evite coçar e esfregar os olhos;
– Tenha cuidado com a exposição a poeiras, fumo, produtos químicos ou outros agentes que possam causar infeções;