Uveíte pode apresentar sintomas similares aos da conjuntivite

Com sintomas similares aos da conjuntivite, a uveíte é uma doença inflamatória intraocular que pode afetar totalmente ou parcialmente a íris, o corpo ciliar e a coroide. Se não tratada adequadamente, a uveíte pode comprometer a visão.

A maior parte dos casos da inflamação é desconhecida, no entanto, alguns podem estar associados a doenças sistêmicas, inflamatórias, infecciosas, como herpes, tuberculose, toxoplasmose, sífilis e citomegalovírus, além de infecções por vírus, bactérias e fungos, traumas oculares, entre outros problemas.

A uveíte é classificada em aguda e crônica. Na primeira, a inflamação se manifesta durante poucos dias e pode permanecer no olho em até seis semanas. Já a uveíte crônica tem início mais lento e pode evoluir por meses, podendo levar a cegueira, se não for tratada adequadamente.

Sintomas

Vermelhidão, coceira e fotofobia são os sintomas mais comuns da uveíte e muito parecidos com os da conjuntivite. Portanto, o diagnóstico diferencial realizado o quanto antes é importante para o tratamento correto da inflamação e, se for o caso, para a identificação de possíveis doenças que estejam causando a inflamação nos olhos.

Diagnóstico

O diagnóstico se baseia nos sintomas, na análise da história de saúde do indivíduo e no exame oftalmológico detalhado. A localização da inflamação (na parte posterior ou anterior do olho) e lateralidade (um ou ambos os olhos) ajudam o médico a determinar a causa do processo inflamatório.

Além disso, o oftalmologista poderá solicitar testes sanguíneos para dosagem de anticorpos contra agentes infecciosos e dos exames relacionados a respostas autoimunes do organismo.

Tratamento

Em alguns casos poderá ser indicada a associação de antibióticos ou antivirais e colírios específicos para o tratamento da doença.